O uso de ponteiras filtrantes é uma das técnicas de rebaixamento de lençol freático quem vem sendo aplicada no Brasil há muitos anos.
Como o equipamento mais utilizado consegue rebaixar até 4 metros do nível d’água (NA) por nível de equipamento, existe o senso comum de que este é o limite para essa técnica, mas isso não é verdade.
O equipamento padrão é composto por bomba centrífuga e bomba de vácuo de anel líquido e, de fato, sua capacidade é de 4 metros mesmo.
Acontece que existem equipamentos que utiliza uma bomba de vácuo de diafragmas como alternativa, como o modelo AQ EL 66-440 da Aquifero Engenharia. Este já consegue atingir até 5 metros, o que já é um aumento de 25% na capacidade.
Além desse, a Aquifero Engenharia também possui o equipamento AQ EL 44-84 que utiliza uma bomba de pistão no lugar da bomba centrífuga. Esta máquina consegue atingir até 8 metros de rebaixamento, o que é um aumento de 100% na capacidade.
Tal capacidade traz vantagens significativas, tais como a redução da área necessária para a construção do talude e, principalmente, a substituição de vários equipamentos por apenas 1.
Não é raro a situação em que ele consegue substituir até 4 equipamentos padrão AQ EL 44-100, o que traz uma economia adicional em energia elétrica, cabos elétricos, mobilização de equipamentos e instalações.
Se trabalharmos com 3 níveis, é possível atingir 24 metros de rebaixamento, o que o deixa “pau a pau” com a técnica do poço profundo até essa profundidade, num custo muito mais atrativo.
Mas antes de escolher por um ou outro equipamento é importante uma avaliação técnica.
“Nós da Aquífero Engenharia somos especializados na locação de equipamentos para Rebaixamento de Lençol Freático e Bombeamento em geral como Dragagem, Drenagem, By Pass, etc.
Entre em contato pelo fone 0800 717 7704 ou pelo WhatsApp https://www.aquiferoengenharia.com.br/whatsapp/“
Conheça mais em https://www.aquiferoengenharia.com.br