O rebaixamento do lençol freático refere-se ao processo de remoção de água subterrânea ou água da superfície de um canteiro de obras para permitir atividades de construção seguras e eficientes.
Diversas técnicas são utilizadas, dependendo de fatores como condições do local, profundidade do nível freático e natureza do trabalho de construção.
Entre elas, as mais utilizadas no Brasil na construção civil são:
1. Sistema Wellpoint ou Ponteiras Filtrantes
Como Funciona: Um sistema de pequenos poços (chamados wellpoints) é instalado ao redor da área de escavação. Nesses wellpoints são instaladas ponteiras filtrantes, que por sua vez são conectadas a um sistema de vácuo que reduz o nível da água subterrânea na área.
Aplicações: Normalmente usados para escavações mais rasas e projetos onde a água subterrânea está relativamente próxima à superfície, na prática vemos o rebaixamento de lençol freático por ponteiras filtrantes sendo aplicados para até 12 m de rebaixamento.
Vantagens: Eficiente para controlar a água subterrânea e proporcionar condições relativamente secas para o trabalho. Também são mais flexíveis em relação a instalação e às adaptações de campo, frequentemente necessárias
2. Sistema de Poços Profundos
Como Funciona: Semelhante aos sistemas de wellpoint, mas são usados poços mais profundos onde são instaladas bombas submersíveis com liga e desliga automático. Esses poços são mais largos e mais profundos, sendo aplicados para
Aplicações: Adequado para escavações mais profundas, onde a água precisa ser removida de profundidades maiores.
Vantagens: Eficaz para controlar a água subterrânea em escavações profundas e pode lidar com volumes maiores de água. Não é um processo flexível que permita modificações de campo.
3. Bombeamento por Sump
Como Funciona: Poços de drenagem (Sumps) são criados nos pontos mais baixos da escavação, e a água é bombeada desses poços usando algum tipo de bombas, frequentemente submersível.
Aplicações: Útil para escavações pequenas a médias. Também em locais com problemas de água intermitentes.
Vantagens: Simples e econômico para projetos menores, mas menos adequado para grandes volumes de água.
4. Sistemas de Drenagem (Drenos de Trincheira)
Como Funciona: São escavadas trincheiras ao redor da área de construção para coletar e direcionar a água da superfície para longe do local.
Aplicações: Ideal para áreas onde o problema é a drenagem de água da superfície, e não a água subterrânea.
Vantagens: Simples de instalar e eficaz para evitar o acúmulo de água ao redor do local.
“Nós da Aquífero Engenharia somos especializados na locação de equipamentos para Rebaixamento de Lençol Freático e Bombeamento em geral como Dragagem, Drenagem, By Pass, etc.
Saiba mais em https://www.aquiferoengenharia.com.br
Entre em contato pelo fone 0800 717 7704 ou pelo WhatsApp https://www.aquiferoengenharia.com.br/whatsapp/“